Jogos e Brincadeiras – Carrinho de Mão

Nesta divertida corrida, os “carrinhos de mão” humanos são empurrados em direção à linha de chegada.

 

 
Jogadores: 4 ou mais (número par), além de um adulto para supervisionar
Idade: 8 a 12 anos
Local: ao ar livre, em gramado ou areia
Equipamento: pedras ou palitos para marcar as linhas

 
Carrinho de Mão é uma corrida clássica, típica de piqueniques, que deve ser realizada em superfície macia para evitar ferimentos. O trabalho em equipe é a prioridade máxima nesta corrida, pois os parceiros esforçam-se para dirigir seus carrinhos de mão humanos o mais depressa possível. Depois deste jogo, certamente as crianças ficarão com as mãos sujas. É uma boa ideia ter água e sabão por perto.

 
Carrinho de Mão pode ser realizada como corrida individual ou com revezamento. De qualquer forma, cada jogador deve ter um parceiro. As linhas de largada e chegada são marcadas com uma distância aproximada de 9 metros entre elas. As duplas ficam em fila ao longo da linha de largada. No caso de corrida de revezamento, os jogadores dividem-se em duas ou mais equipes iguais, cujos membros formam uma fila dupla atrás da linha de largada. Em seguida, as duplas (ou as primeiras duplas das equipes) aprontam-se, adotando a posição de carrinho de mão – um jogador abaixa-se, apoiando nas mãos e joelhos (ou com o rosto encostado no chão) e o outro fica atrás.

 
Quando todos estão a postos, o adulto que supervisiona a corrida grita “Um, dois, três e já!”: e o jogador em pé, de cada dupla, pega as pernas do parceiro, segura-as pelos tornozelos, levantando-as à altura de seu peito. O “condutor” dá continuidade, empurrando o “carrinho de mão” na direção da linha de chegada, sempre segurando-o. Quedas e acidentes de percurso são inevitáveis, e os carrinhos de mão “quebrados” têm de ser levantados do lugar onde caíram.

 
Na corrida de revezamento, as duplas vão até o limite mais distante e depois trocam de papéis, quando então voltam para o início e tocam a próxima dupla em fila, ao cruzarem a linha de largada. O jogo tem continuidade dessa forma até que as duplas completem a corrida.

 
A primeira dupla a cruzar a linha de chegada, ou a primeira equipe em que todas as suas duplas completarem o percurso, é a vencedora.

 
Fonte: O Grande Livro dos Jogos e Brincadeiras Infantis – Debra Wise
Ilustração: Sandy Forrest

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