Jogos e Brincadeiras – Queimada

Não importa a distribuição dos participantes neste jogo, o objetivo é esquivar-se do bombardeio da bola.

 
Jogadores: 10 ou mais (numéro par), além de um adulto para supervisionar

Idade: 6 a 12 anos

Local: ao ar livre, em grande área aberta ou área esportiva interna

Equipamento: bola, pedras, palitos, giz ou fita crepe para marcar a quadra

 
 
Queimada é um dos clássicos jogos que a maioria dos brasileiros não deixou de jogar na infância. As crianças podem liberar seu excesso de energia na quadra de Queimada: atacar um “inimigo” é perfeitamente aceitável no contexto do jogo. Queimada também promove velocidade, agilidade, mira e divertimento. As crianças devem ser avisadas para não atirar a bola com muita força e nem contra a cabeça ou pescoço de um jogador, e o jogo deve ter sempre a supervisão de um adulto.

 
O jogo básico de Queimada é realizado em uma quadra de aproximadamente 9 metros. Os limites são marcados com palitos, pedras, giz ou similares; depois, a quadra é dividida por uma linha central. Os jogadores dividem-se em duas equipes iguais, que ficam em lados opostos à linha central.

 
O jogo começa quando um jogador atira a bola em um adversário. O jogador atingido pela bola é eliminado do jogo. Se o alvo conseguir pegar a bola, porém, o arremessador é que está fora do jogo. Se a bola bater no chão antes de atingir alguém ou não, o jogador que a recupera tem a posse e imediatamente a usa para atingir alguém da equipe adversária. Se a bola rolar ou bater fora dos limites, o jogador da equipe que a recebe sai para recuperá-la para o jogo.

 
O jogo continua com os lançamentos da bola de um lado a outro, e os jogadores ou pegam ou são atingidos por ela. Qualquer jogador que sair da linha central ou da quadra, ao tentar esquivar-se da bola, é eliminado.

 
A primeira equipe a eliminar todos os jogadores da equipe adversária é declarada a vencedora.

 
 

 
 
 
Queimada com Prisão

 
A Queimada com Prisão é como a Queimada básica, só que os jogadores eliminados não ficam necessariamente fora do jogo. Pelo contrário, um jogador que é atingido pela bola, ou sai dos limites, fica na “prisão” e deve permanecer em uma fila de jogadores ao lado da quadra. Se um jogador pegar a bola, o arremessador é enviado para a prisão e o primeiro colega arremessador, que estava preso, volta para o jogo. O jogo continua dessa maneira, os jogadores movimentam-se para dentro e para fora da prisão cada vez que a bola é apanhada. Se os jogadores decidirem para o jogo antes de uma equipe ser completamente eliminada, a equipe com a maioria dos jogdores na quadra é a vencedora. A Queimada com Prisão é melhor com 20 ou mais jogadores, podendo ser realizada com várias bolas de uma vez para que o jogo fique mais rápido e movimentado.

 
 
Queimada Grega

 
Esta variação é semelhante à Queimada com Prisão, só que os prisioneiros se enfileiram ao longo do limite final da quadra da equipe adversária., de frente para a sua própria equipe. E eles são participantes muito ativos, mesmo na prisão. Se uma bola conseguir saltar ou rolar através das linhas inimigas, para a retaguarda, ou se um de seus companheiros atirar uma bola contra o inimigo e cair na retaguarda, os prisioneiros podem usá-la para atingir o inimigo por trás. Se um prisioneiro atingir um jogador adversário, ele é libertado e o azarado jogador é enviado para a prisão de sua equipe do outro lado.

 
 
Bombardeio

 
Bombardeio é muito semelhante à Queimada regular, mas quando um jogador é atingido pela bola, ele ficará entre os jogadores da equipe adversária, do outro lado da quadra. Dali, o jogador tenta pegar as bolas lançadas por seus companheiros ou das quais os adversários se esquivavam. Se um jogador pegar um dos lances de um colega de equipe, antes que a bola toque o chão, poderá voltar à sua equipe. Os outros jogadores tentam refazer sua equipe atirando a bola para os colegas presos do outro lado. Mas precisam ter cuidado: qualquer bola lenta passada para um colega da equipe pode ser interceptada facilmente.

 
 
Queimada Cruzada

 
Esta variação é como a Queimada regular, só que é jogada com quatro bolas para cada dez jogadores. As bolas são divididas igualmente entre as equipes no começo do jogo e são atiradas simultaneamente. O jogador que é atingido pela bola não é eliminado, mas em vez disso passa para a outra equipe. O jogo prossegue dessa maneira até não haver mais jogadores de um lado – ou quando todos estiverem exaustos.

 
 
Pelotão de Fuzilamento (Paredão)

 
Em vez de ser realizado em uma quadra com dois lados, Pelotão de Fuzilamento é jogado contra uma parede sem janela. Uma equipe alinha-se ao longo da parede, voltada para frente. O “pelotão de fuzilamento” alinha-se de frente para o inimigo a cerca de 4,5 metros da parede. Deve haver uma distância de 60 ou 90 centímetros entre cada jogador, em ambas as linhas.

 
Os membros da equipe do pelotão de fuzilamento alternam-se atirando a bola em qualquer jogador que está contra a parede. Os alvos podem esquivar-se do lance, é claro, mas devem permanecer sempre a 60 ou 90 centímetros da parede. O jogador atingido é eliminado. Se pegar a bola, o arremessador é eliminado. A equipe com apenas um jogador remanescente é a vencedora.

 
 
Fonte: O Grande Livro dos Jogos e Brincadeiras Infantis – Debra Wise
Ilustração: Sandy Forrest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *