Jogos e Brincadeiras – Rounders de Playground

Este compacto jogo de “base e bola” é uma versão simplificada do jogo inglês.

 
 
Jogadores: 8 ou mais (número par)

Idade: 8 a 12 anos

Local: ao ar livre, em calçada, longe de trânsito, pedestres e janelas

Equipamento: bola de tênis; giz para demarcar as bases e os limites

 
Rounders originou-se na Inglaterra, embora seja às vezes chamado de Rounders Dinamarquês. A versão para adultos usa bastão e assemelha-se ao beisebol. Nesta versão simplificada, porém, o bastão não é utilizado – em seu lugar, uma bola de tênis é rebatida com a mão. Rounders é um bom jogo para playground, pois basta apenas uma quadra em forma de diamante, relativamente pequena, para sua realização. Normalmente, é jogado em calçada, desde que nela sejam traçadas duas linhas básicas distintas. O jogo exige velocidade, destreza, goas habilidades de pegada e arremesso, além da capacidade de fazer contato com uma bola arremessada. As regras aqui resumidas não visam abranger cada aspecto do jogo, que tem muitas sutilezas como o beisebol. Mas a descrição apresentada é suficiente para começar.

 
Na preparação, uma quadra em diamante, com lados de 4,5 a 6 metros de comprimento, é traçada com giz na calçada. Boxes desenhados nos cantos representam a base principal e a primeira, segunda e terceira bases. Um grande círculo é riscado no meio do diamante para servir como posto (“montículo”) do arremessador.

 
Os jogadores dividem-se em duas equipes iguais. Uma equipe começa no campo. Esta equipe deve designar um arremessador para ficar no respectivo posto e um receptor de bola para ficar atrás da base principal. Os demais interceptadores de bola dispersam-se pelo diamante, no lado oposto à base principal. Todos eles ficam no campo externo, fora do diamante – não há jogadores na base.

 
A outra equipe fica “no bastão”, ou seja, é atacante. Esses jogadores fazem uma contagem para determinar a ordem de rebatida, ou então escolhem um capitão para definir essa ordem.

 
O primeiro jogador da equipe atacante fica a postos, atrás da base principal, para começar o jogo. O arremessador faz o lance de bola abaixo do nível do ombro, por cima da base principal e acima da cabeça do rebatedor, que por sua vez deve atingi-la com um tapa (swat), correndo em seguida para a primeira base. Nem sempre o rebatedor precisa dar um tapa na bola, ao lance do arremessador; se quiser, pode esperar por uma bola que lhe agrade. Mas só um swat é permitido. Mesmo perdendo ou rebatendo mal a bola, o rebatedor deverá correr em direção à base.

 
Se o rebated or madar uma fly ball (bola voadora) e esta for apanhada antes de cair, ele é eliminado, e então deve reunir-se à sua equipe na base principal. Por outro lado, os jogadores no campo brigam para pegar a bola e lançá-la rapidamente para o arremessador. Mesmo que o rebatedor perca a bola, o receptor corre para apanhá-la, lançando-a ao arremessador. Ao pegar a bola, o arremessador toca-a no chão de seu posto e grita: “Para baixo!”. Se o rebatedor não estiver na base quando o arremessador gritar “Para baixo!”, ele será eliminado.

 
Dependendo da distância alcançada pela bola rebatida e da rapidez com que a outra equipe a recupera, o rebatedor poderá continuar correndo de uma bse para outra. Se ele rebater muito bem uma bola, poderá até voltar para a base principal. Mas se não estiver em uma base quando o arremessador abaixar a bola, será eliminado. Depois de parar em uma base e a bola for abaixada, o jogador terá de esperar até que o próximo jogador rebata a bola, para poder avançar.

 
As corridas valem pontos quando os jogadores correm a salvo pelas três bases e voltam para a base principal. Ao contrário do beisebol, qualquer número de jogadores pode estar em uma base em um dado momento. Um jogador não tem que avançar quando outro jogador rebate a bola.

 
Os corredores podem esperar o tempo que quiserem para fazer um movimento, lembrando sempre que não ganham pontos se não forem para a base principal.

 
A ordem de rebatida não é sempre a mesma durante todo o jogo. Pelo contrário, é modificada conforme a ordem da volta dos jogadores para a base principal ou dos que são eleimingados. Quando um jogador conquista um ponto de corrida ou for eliminado, ele vai para o final da fila de rebatida. Se restar só um jogador que não esteja em uma bse, ele continuará rebatendo as bolas até que outro jogador volte de uma corrida para a base principal.

 
Quando houver três eliminações na equipe atacante, as equipes trocam de posições. Depois que cada equipe atuou na defesa e no ataque, ou seja, rebatendo e interceptando a bola, uma partida é considerada completa. A equipe com o maior número de corridas, depois de um número estipulado de partidas, é a vencedora.

 
 
Fonte: O Grande Livro dos Jogos e Brincadeiras Infantis – Debra Wise
Ilustração: Sandy Forrest

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